VIOLAÇÃO AO DIREITO DE MANIFESTAÇÃO!

Brasília, 27 de abril de 2017
Luiz Fenelon - Economista

CONSIDERAÇÕES SOBRE O DIA DE AMANHÃDIA 28 DE ABRIL – GREVE GERAL


A todos os que estão inconformados com os ataques que os direitos dos trabalhadores vêm sofrendo por parte de um congresso vendido e não aprovam o que este Governo espúrio e golpista vem fazendo, quero manifestar meu apoio e solidariedade.

É com um misto de alegria e preocupação que constato, pela imprensa e pelas redes sociais o sucesso das manifestações populares e a grande expectativa pela greve geral de amanhã. Para minha surpresa, até a grande mídia, aliada e mentora do golpe, particularmente a GLOBO vem anunciando a adesão de inúmeras categorias, movimentos e setores sociais à greve geral.


Já não há dúvida que a imensa maioria da população começa a sentir os rumos do atual governo e que seus direitos básicos estão sendo violados, particularmente o direito a uma aposentadoria e os direitos trabalhistas vigentes na CLT. A adesão à GREVE GERAL já demonstra claramente isto e talvez esta vai ser a maior GREVE GERAL de todos os tempos no Brasil.


No entanto me preocupa o aparato repressivo que vem sendo montado no dia de hoje, na Esplanada dos Ministérios, que já vem sendo denunciado por parlamentares e servidores públicos, inclusive com fotos. Nunca se viu tanta preparação de contingentes militares como agora... não só da Polícia Militar ou Legislativa, como da Força Nacional. Tudo isto para uma GREVE anunciada como pacífica e sem nenhuma manifestação centralizada oficial.


Frente a esta situação e preocupado com as consequências, minha intuição fica em alerta e me leva a prever algumas hipóteses e tirar conclusões. Há quem diga que intuições são subjetivas e não devem ser tomadas em contas... no entanto, considero que intuições são suposições baseadas na experiência de vida. Quando os fatos se apresentam, já é muito tarde para tomar uma atitude, somente podemos cuidar das consequências. Mas quando se anuncia uma determinada tendência, informada por intuições, é possível prevermos os acontecimentos futuros e tomar medidas para evitar consequências mais graves.


Seguramente, os golpistas têm uma estratégia geral, a qual eles vêm aplicando de forma sistemática desde que Dilma assumiu seu segundo mandato. No computo geral esta estratégia tem tido sucesso e está alcançando seus objetivos, mesmo com um grande desgaste junto aos movimentos sociais e trabalhadores. Mesmo setores que seguiram a corrente do Golpe sentem que foram enganados e estão retirando seu apoio ao Governo. A GREVE será um indicador claro desta situação.


Então, frente a esta conjuntura, qual será a atitude de um Governo Espúrio que se sente acuado. A exibição de forças repressivas indica a tendência. Possivelmente, setores dos serviços de “inteligência” ou jagunços mercenários farão provocações e depredações amanhã, o que justificaria um acirramento da repressão na tentativa de intimidar a resistência popular.


Tudo indica que os movimentos de resistência e oposição ainda não tem uma estratégia e organização suficiente para fazer frente a estas operações repressivas. A elaboração de uma estratégia adequada para enfrentar este Governo e retomar a democracia é fundamental. Uma coisa básica para isso é a articulação organizada dos distintos setores em luta que lhes permita acumular forças e atuar com objetivos comuns. Hoje a situação ainda é totalmente desfavorável aos movimentos populares. Excetuando uma explosão espontânea de indignação e sublevação popular generalizada, que parece pouco provável, considero que a reconquista da democracia - de uma NOVA DEMOCFRACIA - será um processo longo, cheio de percalços. As eleições de 2018 só estarão garantidas se apoiadas por forte mobilização popular. Com este Congresso que aí está, caso os Golpista se sentirem ameaçados, para eles será relativamente fácil melar o processo eleitoral.


Como mencionei, eles têm um núcleo estratégico e uma estratégia que vai se explicitando aos poucos. Em contraposição, os movimentos sociais, os sindicatos e suas centrais, os políticos que defendem realmente a democracia e todos os que estiverem engajados na luta, devem atuar também, segundo uma estratégia própria, sob o risco de fazermos o que o inimigo quer.

Assim, em relação ao que se vislumbra para amanhã, os movimentos de resistência devem atuar de forma decisiva para garantir o êxito da GREVE. Na verdade, ela já começou a ser exitosa ao demonstrar para todo o País e para o exterior, a ILEGITIMIDADE do Governo Golpista. Mas devem estar atentos ás provocações que estão sendo preparadas e evitar enfrentamentos desnecessários com forças militares. Que os aparatos militares e as forças exibidas caiam no ridículo, ao serem inócuas diante da GREVE, deve ser nossos objetivos. 

A eles lhes interessa a repressão, pois têm monopólio da força militar e segundo um raciocínio que lhes é próprio, ela teria um caráter intimidatório. A GREVE e a mobilização são nossa força e ela prescinde do enfrentamento.

A GREVE JÁ COMEÇOU VITORIOSA!
AMANHÃ ESSA VITORIA SERÁ CONFIRMADA!NENHUM DIREITO A MENOS – POR UMA VERDADEIRA DEMOCRACIA!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog